segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tacômetro com PIC16F628A



Tacômetro com PIC16F628A

Dias atrás um amigo veio me perguntar como poderia se fazer um tacômetro caseiro, aproveitando a questão resolvi construir um utilizando 1PIC16F628A, 1 FAN de fonte de PC, e 1 Display de LCD.


Montagem do circuito elétrico



Regulador de tensão de 5V.
 Vamos começar pelo regulador de tensão, pois, estou alimentando o FAN com 24VCC e o microcontrolador trabalha na faixa de 2.0 a 5.5 Volts. Para fazer o regulador de tensão utilizei o velho LM7805, o circuito mostrado na imagem ao lado é o recomendado pelo datasheet do fabricante porém, ele funciona bem sem os capacitores, o meu eu montei sem os capacitores sem problemas.



Cristal e capacitores.
Na imagem ao lado temos o microcontrolador utilizado (PIC16F628A) para desenvolvimento do tacômetro com a descrição dos seus pinos.
 Para o clock do microcontrolador utilizei um cristal de 20MHz, para este valor de frequência o datasheet recomenda a utilização de capacitores de 15 a 30 pF,no meu caso utilizei capacitores de 22pF.





Botões apara ajustes no sistema.
Como é possível realizar ajustes no sistema como o número de pulsos por revolução e a saída PWM coloquei 3 botões para realizar estes ajustes, 1 para incrementar, 1 para decrementar e outro para realizar a função "MENU" para navegar entre as duas telas do display.

LED's Infra vermelhos.
Agora vamos montar o nosso sensor de rotação propriamente dito constituído basicamente por dois LED's infra vermelhos um emissor e outro receptor montados de frente um para o outro. É importante que os dois estejam bem alinhados para não haver problemas com a detecção da passagem das aletas do FAN, aqui também poderia se utilizar um sensor de efeito hall.

Esquema de ligação do cicuito de acionamento do motor
Para acionamento do motor foi utilizado um transistor de efeito de campo (FET) IRF510, para evitar que a tensão se torne instantaneamente negativa devido à indutância , coloca-se um diodo de "roda-livre" para proteção do transistor.





Display de LCD.
O display de LCD ao qual utilizei se trata de um display de LCD de 20 colunas por 4 linhas de letras brancas com backlight, o display mostrado na figura ao lado não possui backlight, mas os pinos do ligação do backlight são os pinos 15 e 16, sendo o anodo o pino 15 e o catodo o pino 16. A biblioteca para LCD do compilador que utilizei oferece a flexibilidade de ligar o display a qualquer pino do microcontrolador e tambem podemos desativar o pino RW do LCD na biblioteca, no entanto é necessário ligar o mesmo ao terra. 






Circuito para simulação no PROTEUS.
Circuito completo montado.


Para realizar a programação do microcontrolador foi utilizado o software CCS Compiler versão 4.057. os arquivos para simulação no PROTEUS e o código fonte do programa podem ser baixados acessados clicando aqui.

Abaixo segue vídeo do tacômetro em funcionamento.



Espero que gostem!!!


11 comentários:

  1. Boa tarde, gostei muito do projeto, tem como alterar para ligar um led quando ultrapassar um numero determinado de RPM e desligar quando estiver abaixo, seria um alarme para quando ultrapassar a rotação pré determinada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agnaldo boa noite, daria sim para fazer da mesma forma como é feito a alteração do numero de pulsos por revolução.

      Excluir
  2. Olá ROB15SON, boa tarde, gostei de ver seu projeto, vi o vídeo e baixei os esquemas e HEX, mas ainda não tenho os componentes, mas assim que adquirir e montar farei meu comentário, Att.

    ResponderExcluir
  3. Ola, os arquivos não estao mais no servidor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. olá, primeiro parabens, bom estou querendo montar o meu tacometro, porém quero faze-lo com display e leds e ainda gostaria de colocar potenciomentros ao invez de botoes, onde os pulsos tem que ser retirados do cabo que vai para vela, eu pediria encarecidamente que voce me ajude, poderia me responder via email? fabio.musicosax@gmail.com por favor fico no seu aguardo

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Acabo de baixar os fontes. Mal posso esperar para chegar em casa e estudá-los! No final de semana pretendo montá-lo na proto. Cara, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir